O desejo de contribuir para uma educação baseada na transmissão de valores e incentivada pela descoberta do que há de bom em cada criança, levou a que olhássemos para a infância como o momento propício para semear.
A Psicologia Positiva tem enfatizado a ideia de que construir o bem e ter uma vida preenchida e realizada passa por identificar e promover as forças de caráter individuais (Peterson, 2006). Para tanto, foi essencial o trabalho desenvolvido por Peterson e Seligman (2004), no sentido de concetualizar as forças de caráter, identificar os seus componentes principais e desenvolver cientificamente um instrumento válido e de fiável medição.
O projeto “The Values in Action (VIA) Classification of Strenghts” foca-se naquilo que funciona nos indivíduos e em particular nas forças de caráter que contribuem para o desenvolvimento humano ótimo. Estas devem ser medidas de forma a permitir graduações e manifestam-se em pensamentos, sentimentos e comportamentos (Peterson & Seligman, 2004).
Se quiser saber quais são as suas forças mais salientes, responda a um questionário, online e gratuito:
Aproveitar da melhor forma estes preciosos contributos da Psicologia Positiva e colocá-los ao serviço da promoção do florescimento dos mais novos, é a proposta que o projeto “Semear Valores” pretende fazer às escolas do 1º ciclo, enquanto contextos primários de influência na saúde física e mental dos alunos. Ainda no seu começo, e a braços com o primeiro piloto, este é um programa de intervenção em contexto escolar com a finalidade de apoiar o desenvolvimento das forças de caráter nas crianças do 1º ciclo, promovendo atividades e contextos facilitadores dessa aprendizagem e, simultaneamente, portadores de valores humanos.
Pela necessidade de implementar um projeto piloto, o programa foi desenhado para ser aplicado na turma de 3º ano do Colégio Europa, em Cascais. Teve início em Dezembro de 2015 e terminou no final de Junho de 2016. Este programa assenta a sua fundamentação teórica no referido trabalho de Peterson e Seligman (2004) sobre as Virtudes e Forças de Caráter e propõe o seu desenvolvimento através do envolvimento dos alunos em atividades lúdico-pedagógicas promotoras do uso dessas forças. Ao mesmo tempo, e porque acreditamos que os valores humanos são inseparáveis da formação cívica das crianças, quisemos que as atividades propostas promovessem alguns dos valores reconhecidos pela sociedade e cultura portuguesas, como sejam a amizade, a solidariedade, a paz e a família, entre outros.
Este projeto piloto incidiu sobre 10 das 24 forças de caráter (bondade, humor, trabalho em equipa, coragem, amor, criatividade, curiosidade, esperança, entusiasmo e persistência) e procurou que as crianças, mesmo sem consciência, fossem levadas a pôr em prática as suas forças para realizar as atividades propostas, ao mesmo tempo que interiorizavam valores humanos.
O programa consistiu na realização de entrevistas aos alunos e à Professora titular da turma, para recolha de dados relevantes para a avaliação do impacto da intervenção. Realizámos um workshop para uma primeira abordagem do tema das forças de caráter, seguindo-se as sessões mensais presenciais, nas quais foram lançadas as atividades do mês a serem supervisionadas pela Professora. No final, realizou-se mais um workshop para consolidação do tema. Quer nas atividades realizadas, quer nos materiais criados com o propósito de enriquecer a experiência dos alunos, quisemos sempre acrescentar valor à sua habitual experiência académica.
Acreditamos que treinar de forma intencional as forças de caráter continuará a revelar-se uma experiência enriquecedora do ponto de vista científico e potenciadora do que cada indivíduo tem de melhor. Acreditamos também que é nas crianças do 1º ciclo que se reúnem condições propícias a plantar a semente que, devidamente nutrida, as ajudará a crescer e a tornarem-se adolescentes mais protegidos e fortalecidos contra as problemáticas tipicamente associadas a essa etapa da vida. Valorizar e reforçar os aspetos positivos da personalidade que favorecem o bem-estar é uma missão que todas as escolas deveriam abraçar desde cedo, a par do ensino dos programas curriculares.
Acompanhe o projeto no Facebook – Semear Valores
Artigo por: Mafalda Lobo de Carvalho (Mestrado Executivo em Psicologia Positiva Aplicada, ISCSP e Responsável pelo programa “Semear Valores)
Referências Bibliográficas:
Peterson, C., & Seligman, M. E. P. (2004). Character Strenghts and Virtues: A handbook and Classification. New York: Oxford University Press and Washington, D.C.: American Psychological Association.