Muitas pessoas, à medida que a doença avança, desejam permanecer no seu ambiente, rodeadas dos amigos e da família. Poucos portugueses têm essa hipótese porque ainda existem muito poucas equipas de cuidados paliativos domiciliários.
A Coop LInQUE é uma cooperativa de solidariedade social cujo objetivo é permitir que pessoas em fase avançada de doenças incuráveis possam ficar na sua casa.
No início de 2014, dois paliativistas, que como médicos e como cidadãos lidavam diariamente com este tipo de sofrimento, sonharam um projeto a que outros sonhadores se foram juntando até dar corpo ao que é hoje a equipa de cuidados paliativos domiciliária da LInQUE.
A ideia inicial foi a criação de uma organização de voluntariado para a prestação de Cuidados Paliativos em casa. Este tema foi motivo de conversa ao longo de vários meses, com amigos e colegas que acalentavam o mesmo desejo. Com o tempo ficou claro que era necessária uma estrutura profissional organizada que não dependesse apenas do voluntariado e tornasse o projeto sustentável. Por isso decidiram criar uma empresa social sob a forma de cooperativa.
Os recursos existentes na comunidade são escassos e não se interligam de forma adequada. Frequentemente as pessoas ficam perdidas pois, à medida que a doença e a dependência aumentam, começam a ouvir dizer “não temos mais nada para lhe oferecer”. Por isso, inicialmente, a LInQUE foi pensada como uma forma de unir, articular e promover a colaboração entre instituições, estabelecimentos de saúde e técnicos. Daí resultou o nome de LInQUE como acrónimo de “Ligamos Instituições que Que Unem Esforços” e esse é o lema: Fomentar a articulação entre a vertente técnica de saúde e a social, entre o sector público e o privado e entre a criação de postos de trabalho e o voluntariado.
Rapidamente foi entendido que era necessário ir mais longe, não bastava unir, articular e promover a colaboração entre instituições. Foi feito o levantamento de necessidades e auscultado o parecer dos técnicos na área dos Cuidados Paliativos: a criação de mais equipas para a prestação de Cuidados Paliativos na comunidade era indispensável.
Atualmente a equipa é composta por mais de vinte profissionais nas áreas da Medicina, Enfermagem, Psicologia, Serviço social, Assistência espiritual, Fisioterapia, Terapias complementares, Ciências farmacêuticas e Gestão.
A Equipa de Cuidados Paliativos domiciliários da LInQUE foi iniciada na Zona da Grande Lisboa em 15 de Agosto de 2015 e nos primeiros oito meses foram apoiados 50 doentes e respetivas famílias. Tem sido um percurso muito gratificante, no qual foi feita a diferença na vida de muitas pessoas.
Com a LInQUE, pessoa doente é cuidada de forma holística e a família é apoiada e ensina a cuidar. A intervenção da equipa de forma planeada e estruturada e o apoio telefónico disponível 24 horas por dia são fundamentais, permitindo manter a pessoa doente em casa mesmo nas fases mais desafiantes da doença.
Temos o sonho de poder chegar a quem de nós necessita pelo que a divulgação da existência na nossa equipa é muito importante.
Escrito por: Elsa Mourão (Médica de Cuidados Paliativos e membro fundador da LinQUE)